Dengue: Convocação do secretário de Meio Ambiente gera polêmica na Câmara

A votação de um requerimento de autoria do vereador Emerson Luis Grippe, Bebeto (SD), com apoio do vereador Wilson de Araújo Rocha, Wilson da Engenharia (PSDB), convocando o secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovezan, para fazer explanações na Câmara, provocou um embate entre a base do governo e a oposição. A convocação era para ele falar sobre as ações que vêm sendo realizadas no combate à dengue e abordar outros assuntos da pasta. No momento da votação dos requerimentos da pauta do dia, o líder do prefeito na Câmara, vereador Edson Carlos Bortolucci Júnior, Juca (PSDB) pediu a votação em destaque (em separado), gerando uma discussão que durou mais de uma hora.
No requerimento, Bebeto cita questionamentos que são feitos por vereadores sobre capinação e limpeza, manutenção de áreas públicas, coleta de lixo e aumento exponencial dos casos de dengue no município. A questão principal que gerou o acirrado debate foi a “convocação” ao secretário, principalmente feita for um vereador de oposição. Juca Bortolucci contestou dizendo que o secretário deveria ser convidado e não convocado. “O requerimento está deselegante. Primeiro se faz o convite. Mas foi feita uma intimação”, reclamou.
Colocado em votação, o requerimento de Bebeto foi rejeitado e esquentou a discussão. O vereador fez um longo desabafo dizendo que é uma tristeza ver os vereadores da base não querendo que o secretário vá à Câmara dar explicações à questões que a população faz. Também afirmou que eles, da base, trabalham para o prefeito e não para o povo. Abordando sobre os casos de dengue no município, Bebeto falou que “é uma vergonha porque há bairros que tem mais dengue do que gente”. Os vereadores Giovanni Bonfim (PDT) e Wilson da Engenharia contraíram dengue e estão em fase de recuperação.
Bebeto também relembrou quando foi chamado de vagabundo. “Fui cobrar limpeza na praça do Conjunto Roberto Romano e o prefeito disse que eu sou vagabundo e protejo os vagabundos do Romano”. O vereador Valmir Alcântara de Oliveira, Careca (PROS) tentou acalmar os ânimos e disse que tinha acabado de falar com o secretário Piovezan e ele aceitou ir à Câmara na próxima terça-feira. O vereador Giovanni Bonfim (PDT) chamou a atenção para o Regimento Interno da Câmara que, nesses casos, fala em “convocação” e não em “convite” como defendeu o líder Juca Bortolucci.