Conselho de Desenvolvimento une esforços contra a dengue

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas se reuniu ontem, 15 de abril, no município de Pedreira,para definir ações de combate à dengue. Como ação, os prefeitos priorizaram a realização de campanhas educativas para reforçar a conscientização da população.
Para tratar de forma técnica a questão da dengue, o Conselho recebeu a diretora da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) - Renata Caporelli Mayo, que falou a respeito da seriedade da situação pela qual passam alguns dos municípios da Região e da importância do desenvolvimento de ações conjuntas para superar a epidemia, que, segundo ela, pode ser mais séria do que a enfrentada pelo Estado no ano de 2006/2007.
O Prefeito anfitrião, Carlos Evandro Pollo, e o Prefeito de Campinas, Jonas Donizete, falaram do esforço dos municípios para diminuir os casos de dengue por meio de eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, assim como de rápida detecção da doença, de campanhas municipais de conscientização, entre outras ações. Esta não é a primeira vez que o Conselho se une em torno desta preocupação geral dos Prefeitos. Em reunião realizada em novembro, em Santa Bárbara d\'Oeste, o Conselho recebeu o Superintendente da SUCEN, Antonio Henrique Alves Gomes, para discutir as ações a serem realizadas
\"Nós temos que fazer uma ação conjunta, já que o mosquito não tem divisas. Sabemos que cada prefeito está fazendo sua lição de casa, mas nós precisamos agir mais para chegar até as pessoas, para que elas nos ajudem com na eliminação do vetor, principalmente dentro das casas\", afirmou Fernando Fiori de Godoy (PTB), presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC).
Ainda segundo Godoy, a proposta é que a campanha possa utilizar recursos do Fundocamp. Após a abertura do encontro, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, falou sobre a importância de um trabalho conjunto no combate à dengue, realizado por todas as cidades que fazem parte da RMC. Segundo o prefeito, a ação deve ser feita em duas frentes: combate ao foco da doença e assistência à população.
Jonas falou sobre as medidas que a cidade já tem tomado no combate à dengue, entre elas uma liminar que autoriza os agentes de saúde da Prefeitura a entrarem em qualquer imóvel desabitado, fechado, abandonado ou com acesso não permitido pelo proprietário. Ele lembrou, também, que é necessário um trabalho conjunto entre os municípios, já que Campinas faz divisa com várias cidades. \"Campinas é uma cidade que faz divisa com vários municípios da região metropolitana e também é uma cidade que recebe todos os dias muitas pessoas da RMC, então é importante que cada município tome as medidas necessárias no combate á dengue\", afirmou.
O prefeito lembrou, ainda, que o tratamento da dengue não é complexo, é basicamente feito com hidratação. \"É importante que cada município busque fazer o tratamento daquelas pessoas que estão com a doença na cidade. Nós fizemos uma avaliação, das pessoas atendidas e está tendo uma sobrecarga de pacientes da região nos nossos serviços de saúde. Neste momento que nosso sistema está sobrecarregado é muito importante que cada município tenha o seu sistema de saúde voltado para o atendimento dos casos de dengue\", completou.
Durante o encontro, Jonas propôs a elaboração de um documento em nome da RMC solicitando apoio do Governo do Estado e do Governo Federal. \"Todos nós juntos, com nosso esforço e apoio das esferas estadual e federal, vamos conseguir combater a dengue\".

Estiagem
Outro assunto tratado foi também para que possam contribuir para amenizar a iminente escassez de água, de forma conjunta. O baixo nível de água nos rios que abastecem a Região também tem sido tratado como prioridade pelo Conselho. Pensando em unir esforços regionais em torno da economia de água, a Agemcamp representará o Conselho na reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas, a ser realizada nesta quarta-feira, 16 de abril, em Santa Bárbara d\'Oeste. A reunião será focada na definição de ações para enfrentamento do período de estiagem.

Projetos
Durante a reunião também foram debatidos projetos que beneficiem os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Dentro do \'Desenvolve São Paulo\', foi feita uma explanação sobre as linhas de financiamento para o setor público em investimentos de infraestrutura.
Na pauta também estavam o informe sobre o projeto de comunicação integrada de rádio; discussão sobre o projeto de mobilidade urbana; encaminhamento da moção enviada pela Câmara de Vereadores de Itupeva; deliberação sobre adesão dos projetos metropolitanos pelo município de Morungaba; informes sobre projeto de videomonitoramento para a RMC; e o aprovação do projeto da Re-Virada Cultura 2014 - assinatura do termo de compromisso