Reciclanip recolhe 44,89 ton. de pneus inservíveis no 1º trimestre

A Reciclanip, entidade que é parte do Sistema Anip – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, coletou e destinou de forma ambientalmente correta até o dia 31 de março deste ano 44,89 toneladas de pneus inservíveis em Santa Bárbara d´Oeste. Em 2013, ao longo de todo o ano, a quantidade coletada na cidade foi de 174,08 toneladas. A informação é da assessoria de imprensa da entidade.
Em Santa Bárbara d´Oeste, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou que a coleta de pneus inservíveis está acontecendo uma vez ao mês. Sempre que há o agendamento da coleta, a pasta liga aos borracheiros para avisá-los. A próxima coleta está agendada para sexta-feira (25) das 8 às 12 horas.
Criada pelos fabricantes brasileiros de pneus, a Reciclanip recolhe e dá destinação correta aos pneus descartados, evitando que possam se tornar criadouros da dengue ou causar outros problemas, num trabalho em parceira com prefeituras. Conforme informou a entidade, no país a coleta e destinação de forma ambientalmente correta chegou a mais de 109 mil toneladas de pneus inservíveis durante o primeiro trimestre deste ano, contra 89.892 t no 1º trimestre de 2013. A quantia deste ano equivale a 21,8 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma. A projeção de 2014 para recolhimento é de 420 mil toneladas.
“Nestes três meses, os fabricantes de pneus do país já investiram cerca de R$ 25 milhões no trabalho de coleta e destinação. A previsão de investimento para 2014 é de R$ 99 milhões”, enfatiza Alberto Mayer, presidente da ANIP e da Reciclanip. Ele afirma que hoje a entidade retira o produto inservível em 819 pontos de coleta, a maioria estabelecida numa parceria com as prefeituras de municípios com mais de 100 mil municípios ou consórcios de municípios.
Para realizar o recolhimento e a destinação, há uma média de 70 caminhões transitando diariamente, em todos os dias do ano, cobrindo todos os estados do país. “Toda essa complexa operação logística é comandada pela Reciclanip, que já tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes e até hoje já coletou e destinou o equivalente 2,79 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 558 milhões de pneus de passeio”,diz Mayer.
Existem pontos de coleta em todos os estados e no Distrito Federal, que foram criados em parceria com as prefeituras. Estas cedem os terrenos dentro das normas especifica de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica a Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.com.br.
Reaproveitamento ou queima - No Brasil, os pneus inservíveis recolhidos pela Reciclanip são reaproveitados de diversas formas. Depois de moído o pneu, a borracha é separada dos demais componentes, especialmente do aço e o tecido, que também são reutilizados. Entre os produtos que reutilizam a borracha estão solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha, que apresenta importantes vantagens de segurança e durabilidade.
A maioria dos inservíveis é, no entanto, queimada como combustível alternativo nas indústrias de cimento, pelo seu alto poder calorífico, num processo cercado de todos os cuidados ambientais necessários, que envolve o uso de sistemas especiais de filtração e retenção.Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas.
“É muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz Mayer.