Vazamentos de água geram reclamações em pontos diferentes da cidade

Vazamentos de água em pontos diferentes do município geraram reclamações de munícipes ao Diário. Com a estiagem atípica vivida no Verão 2014 e o início do período de seca, os cidadãos estão mais atentos a esse tipo de situação, principalmente por ser um recurso tão precioso e cada vez mais escasso.
Um dos vazamentos apontados ao Diário fica em frente à Garagem Municipal da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, no Jardim São Luiz. O outro ponto com perda de água encontra-se na zona leste do município, na Rua da Blenda, ao lado do nº 206, no Jardim São Fernando. No local inclusive foi feito um protesto. Um cartaz escrito Pesqueiro: Pesque e Pague foi afixado em uma parede próxima do vazamento. Já o terceiro ponto com o mesmo problema fica no início da Rua Floriano Peixoto, perto do nº 05. O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara informou que as reclamações foram encaminhadas ao serviço 0800 da autarquia.
No País, conforme estudo do Instituto Trata Brasil denominado: “Perdas de água: entraves ao avanço do saneamento básico e riscos de agravamento à escassez hídrica no Brasil\', divulgado em março de 2013, quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada. Segundo o trabalho, que fez uma correlação das perdas de água com a receita operacional dos operadores e simularam-se possíveis ganhos com a melhoria da eficiência com redução das perdas, em 2010, as perdas de faturamento das empresas operadoras com vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo de água, alcançaram, na média nacional 37,5%. Uma redução de apenas 10% nas perdas no País agregaria R$ 1,3 bilhão à receita operacional com a água, equivalente a 42% do investimento realizado em abastecimento de água para todo o País naquele ano. Vale observar que os dados utilizados são de 2010, que são os números oficiais mais recentes, e se baseiam nas perdas financeiras dos provedores dos serviços informadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.