Guarda Mirim comemora 43 anos com solenidade

A Guarda Mirim de Santa Bárbara d´Oeste comemorou na tarde de ontem com uma solenidade em sua sede, o seu aniversário de 43 anos. A entidade foi fundada em 21 de abril de 1971. A comemoração contou com a presença de adolescentes, representantes da instituição e convidados, entre eles o prefeito Denis Andia e o presidente da Guarda Mirim, José Carlos dos Reis. Após a confraternização, Denis também visitou as áreas reformadas da sede juntamente com o presidente da entidade, José Carlos dos Reis, e o coordenador, João Luiz de Siqueira.
Como a data de aniversário de fundação da Guarda Mirim, dia 21 de abril, é feriado, a solenidade em comemoração foi marcada para ontem, informou José Carlos dos Reis, presidente da entidade. Ele destacou a importância do trabalho da entidade: “Há 43 anos a Guarda Mirim contribui para o desenvolvimento de adolescentes entre 15 e 18 anos, através do fortalecimento da convivência e do vínculo familiar, resultando na inserção, reinserção ou permanência desses jovens no Sistema Educacional”, disse.
E acrescenta: “A principal característica do trabalho da Guarda Mirim é desenvolver as potencialidades e a autonomia desses jovens, trabalhando com questões atuais relacionadas à juventude para despertar o interesse pela vida pública e estimular a participação ativa dentro da sociedade. Oferecendo a oportunidade de educação e ampliação de conhecimento, desenvolvendo a comunicação, a inclusão digital e a ética pessoal e profissional. Deste modo, os jovens são orientados para sua escolha profissional tendo acesso ao mercado de trabalho.” Por fim, diz: “ O trabalho da Guarda Mirim é de extrema importância não só para os adolescente envolvidos no projeto, mas também para seus familiares, para a comunidade e para o município, pois apoia e auxilia os indivíduos no exercício da cidadania”.
Atualmente, segundo Reis, a entidade está em fase de reformulação de sua sede, com pintura geral e reformas no refeitório e cozinha, com recursos próprios. Ele comentou ainda tiveram um importante apoio da Prefeitura, que concedeu um valor de subvenção e assim será possível a sua manutenção neste ano. Relatou também que apresentaram um projeto ao Poder Público sobre vínculo familiar, que já é desenvolvido internamente pela entidade e querem estender ao município. Um sonho do presidente é uma subsede na zona leste do Município para atender melhor os jovens dessa região.
Neste ano, a Guarda Mirim irá oferecer treinamento para 220 adolescentes, uma parte já está sendo atendida neste semestre e a outra será no segundo. Além desses, tem 104 atuando nas empresas, divididos entre o projeto Jovem Aprendiz e estagiário do Ensino Médio.
O prefeito Denis Andia enfatizou que a Guarda Mirim possui grande importância à comunidade barbarense. Denis afirmou ainda que a entidade é um sinônimo de profissionalismo e família. “Além de ajudar no encaminhamento profissional, a Guarda Mirim também traz a família ao local, mostrando o compromisso com todos os barbarenses. Tenho certeza que os adolescentes da entidade saem capacitado e com muitos bons exemplos para seguir a vida”, frisou. “Temos nos esforçado para auxiliar nesse importante trabalho para a cidade”, completou.
As adolescentes Gabriela Caceres e Luiza Rodrigues Manochio, ambas de 15 anos e moradoras no Jardim Esmeralda, participam do treinamento da Guarda Mirim neste semestre. Para as jovens a entidade oferece oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal e de inserção no mercado de trabalho.
Gabriela relatou que antes do treinamento ajudava a sua mãe em uma horta da família no bairro onde vive. A expectativa da jovem é ter um futuro bom com a capacitação recebida pela Guarda Mirim. Por sua vez, Luiza diz que tem gostado do treinamento da entidade e que espera ampliar os seus conhecimentos.

Objetivos
Dentre os objetivos da Guarda Mirim estão: proporcionar aos adolescentes cursos para sua educação, escolarização e qualificação profissional; acompanhar e orientar os adolescentes em seus estudos; apoiar o adolescente na compreensão e na constatação de que é possível planejar e construir o seu próprio futuro; educar, formar, desenvolver aptidões, valorizar e auxiliar os adolescentes visando o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades;visa à formação, orientação e iniciação profissional do adolescente através de sua inserção formal ao mercado de trabalho; e proporcionar uma condição plena de convivência e educação.