Operação Estiagem: Defesa Civil de SB intensifica fiscalização de pontos críticos

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com as ações da Operação Estiagem 2022 no Município. Na terça-feira (17), a equipe da Proteção de Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste participou em conjunto com a Polícia Militar Ambiental de Americana da Ação de Operação Huracán e Operação Estiagem 2022 para conter focos de queimada e coibir incêndios criminosos na região. A ação contou também com participação da Defesa Civil de Americana.

 

O coordenador da Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste, Paulo Rogério de Barros, esteve presente na ação. Segundo a Prefeitura barbarense, visando também garantir a segurança dos moradores, trata-se de um trabalho de fiscalização de pontos críticos e medida preventiva para diminuir riscos de incêndio. Foram fiscalizadas as regiões da Fazenda Zanatta e Fazenda Furlan, próximo da antiga Usina Furlan, onde há plantação de cana-de-açúcar e plantação de eucaliptos, além de orientação à população.

 

Em Americana, foram fiscalizadas as regiões do pós-represa, Usina Ester, onde há plantação de cana-de-açúcar, vistoriando os locais e orientando a população para os riscos. Na região da Usina existem câmeras para o monitoramento de focos de incêndio e queimadas em toda a extensão Nesta sexta-feira (20) será realizada mais uma etapa do trabalho de prevenção às queimadas, envolvendo as Defesas Civis da região.

De responsabilidade do Município, a Operação Estiagem monitora a chegada do período de estiagem, caracterizado por falta de chuvas, a baixa umidade relativa do ar, as quedas bruscas de temperatura, baixa vazão dos mananciais e o aumento de incêndios em área de cobertura vegetal que ocorrem neste período.

Contato

Em caso de ocorrência, o munícipe pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 (plantão 24 horas) ou 3454.3075 (de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas). O órgão está localizado na Rua Graça Martins, 464, no Centro.