Raphael Claus irá apitar Mundial no Catar

Quando um arbitro de futebol inicia sua carreira,seu maior sonho um dia é apitar a Copa do Mundo.E um barbarense conseguiu esse feito. Ontem a FIFA confirmou o nome de Raphael Claus, 42 anos para integrar a lista dos árbitros que estarão no Catar.Desde 1986 um arbitro paulista não era convocado.O último foi Romualdo Arpi Filho.

DOS CAMPOS PARA O APITO

Raphael Claus, tentou ser jogador de futebol. Formado como professor de educação física, decidiu-se seguir a carreira de arbitro e se formou em 2002 pela Federação Paulista de Futebol.Sempre incentivado pelos pais- Dona Lurdes e Galo Claus, Raphael aos poucos se destacou, chegou a CBF e depois a FIFA. Ele apitou duas Copas Américas e jogos importantes da Libertadores da América e decisão da Sul-Americana .

Raphael Claus, de 42 anos, era cotado para estar no Catar desde a última Copa do Mundo, em 2018, na Rússia. Ele foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Paulista em 2011, 2016, 2019 e 2020, torneio no qual chegou a 100 partidas no ano passado. Também recebeu premiação individual como principal profissional do Campeonato Brasileiro nas edições de 2016, 2017 e 2018.Ele recebeu a noticia de sua convocação ontem em sua casa na capital,onde mora com a esposa e filhos. “Muito contente.Gostaria de dividir minha alegria com os inúmeros amigos que tenho em Santa Bárbara e com todos aqueles que sempre torceram e torcem por mim. Espero corresponder a todos e fazer uma Copa do Mundo maravilhosa” disse Claus.

Quem vibrou com a indicação de Claus, foi seu amigo e também arbitro Vinicius Furlan.Eles começaram juntos na FPF. “Mais que merecida essa indicação” disse Vinicius;

SETE DO BRASIL

Dos 36 árbitros selecionados para apitar a Copa do Mundo no Catar, dois são brasileiros: Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio.Pela primeira vez desde 1950, o Brasil terá mais de um representante entre os juízes. Além disso, cinco brasileiros foram escolhidos para integrar a equipe de auxiliares: Bruno Boschilia, Rodrigo Figueiredo, Bruno Pires e Danilo Simon, além de Neuza Inês Back, que se tornou a primeira mulher do país a ser selecionada.

"Como sempre, o critério que usamos é 'qualidade em primeiro lugar' e os árbitros selecionados representam o mais alto nível de arbitragem mundial", disse o presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA, Pierluigi Collina.

“A Copa do Mundo de 2018 foi muito bem sucedida, em parte por causa do alto padrão de arbitragem, e faremos o possível para sermos ainda melhores em alguns meses no Catar”, completou.

Por outro lado, Collina foi contundente ao afirmar que a preparação tem que continuar em alto nível e com muita seriedade.

"Estamos anunciando essas seleções com bastante antecedência, pois queremos trabalhar ainda mais com todos aqueles que foram nomeados para a Copa do Mundo, monitorando-os nos próximos meses. A mensagem é clara: não descanse sobre os louros, continue trabalhando duro e se prepare com muita seriedade para a Copa do Mundo”, disse.

Pierluigi Collina também comentou o fato de pela primeira vez na história da Copa do Mundo o Comitê de Arbitragem nomear três árbitras e três árbitras assistentes.

"Isso conclui um longo processo que começou há vários anos com a implantação de árbitras nos torneios masculinos juniores e seniores da FIFA. Desta forma, enfatizamos claramente que é a qualidade que conta para nós e não o gênero. Espero que, no futuro, a seleção de árbitras de elite para importantes competições masculinas seja percebida como algo normal e não mais sensacional. Eles merecem estar na Copa do Mundo da FIFA porque estão sempre em alto nível", analisou.

Estes os árbitros convocados :

·         Abdulrahman Al Jassim - Catar

·         Ivan Barton - El Salvador

·         Chris Beath - Austrália

·         Raphael Claus - Brasil

·         Matthew Conger - Nova Zelância

·         Ismail Elfath - EUA

·         Mario Escobar - Guatemala

·         Alireza Faghani - Irã

·         Stephanie Frappart - França

·         Bakary Gassama - Gambia

·         Mustapha Ghorbal - Argélia

·         Victor Gomes - África Do Sul

·         Istvan Kovacs - Romênia

·         Ning Ma - China

·         Danny Makkelie - Holanda

·         Szymon Marciniak - Polônia

·         Said Martinez - Honduras

·         Antonio Mateu - Espanha

·         Andres Matias Matonte Cabrera - Uruguai

·         Abdulla Mohammed Mohammed - Emirados Árabes Unidos

·         Salima Mukansanga - Ruanda

·         Maguette Ndiaye - Senegal

·         Michael Oliver - Inglaterra

·         Daniele Orsato - Itália

·         Kevin Ortega - Peru

·         Cesar Ramos - México

·         Fernando Rapallini - Argentina

·         Wilton Sampaio - Brasil

·         Daniel Siebert - Alemanha

·         Janny Sikazwe - Zambia

·         Anthony Taylor - Inglaterra

·         Facundo Tello - Argentina

·         Clement Turpin - França

·         Jesus Valenzuela - Venezuela

·         Slavko Vincic - Eslovênia

·         Yoshimi Yamashita - Japão