Confraria do Conto – Câmara Setorial de Literatura e Narrativa Oral se reúne neste sábado (21)

A Confraria do Conto – Câmara Setorial de Literatura e Narrativa Oral do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Bárbara d’Oeste, se reúne neste sábado, dia 21 de maio, às 14h, no ponto de Leitura Casa Encantada, com participação de escritores e contadores de histórias.

A Confraria é um coletivo de contadores de histórias fundada em março de 2010 com integrantes de mais de vinte cidades, entre interior, capital e litoral, que tem como objetivo o resgate e a manutenção da contação de histórias e da narrativa oral, através de sua divulgação, da multiplicação e qualificação de contadores e da criação e manutenção de um público para estas manifestações culturais.

Em seus 12 anos, a Confraria realizou diversos projetos, entre eles a parceria com a Cia Xekmat com o Encontra Conto – Encontro Regional de Contadores de Histórias, com mais de 15 edições,  o “200 anos – 200 Contos” que levou sessões de contação em parques praças, Estação Cultural, entre outras e o “Confraria é 10!” com sessões de contação em comemoração aos 10 anos da Confraria, alcançados em 2020.

Seus contadores também participam dos projetos “Encantos da Cidade”, “Arte em Movimento”, “Revirada Cultural”, “Nas Asas da Leitura”, “Virada Cultural”, entre outros.

Em 2019 a Confraria foi habilitada e tornou-se Ponto de Cultura, através da rede Cultura Viva, da Coordenação de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural – COPCD/CGPCD  Secretaria da Cidadania DA CULTURA. e da Diversidade Cultural - SCDC/ MINISTÉRIO

Neste período de crise, nos anos de 2020 e 2021, de enfrentamento à pandemia, os narradores orais da Confraria do Conto que estavam participando do “15 Encontra Conto – Encontro Regional de Contadores de Histórias”, tiveram de cessar as suas atividades presenciais passaram a contar histórias remotamente, via face, youtube, estudando novos contos e histórias, dando a sua contribuição artístico/culturalmesmo em tempos de “isolamento social”.

Neste ano, a Confraria voltou a se apresentar presencialmente nas atividades de comemoração de seis anos do parque dos Jacarandás, com grande público presente.

Na reunião de sábado serão discutidos as ações e projetos de narrativa oral, participação em festivais literários, além de projetos de capacitação e estímulo aos contadores e narradores orais da cidade e de toda a região.

Mais informações sobre a Confraria podem ser vistas no https://www.facebook.com/confrariadoconto  ou atravé sdo fone/whats 99767-2582.