DAE alerta para golpe no WhatsApp

DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste informa que um número de telefone semelhante ao que é utilizado no atendimento de mensagens por WhatsApp pela Autarquia, está aplicando golpes se identificando como sendo o Departamento e cobrando pagamentos de possíveis débitos de contas de água via Pix. A denúncia foi feita por meio de uma munícipe que caiu no golpe e comunicou o DAE.

 

O número do telefone que o criminoso aplicou o golpe e realizou outras tentativas é o (19) 9.9999-6848, sendo que o número correto e oficial do WhatsApp do DAE barbarense é o (19) 9.9992.6848. O perfil do falso atendente no aplicativo de mensagens não aparece foto, porém, aparece a descrição: “DAE Sta Barbara do oeste”.

 

A vítima relatou ao DAE que o criminoso explicou com detalhes na conversa todo o procedimento para efetivar o pagamento da dívida a fim de regularizar sua situação junto ao Departamento, passando a ela (vítima) o valor realmente devido, o que a levou realizar o pagamento via chave Pix , informada pelo falso atendente.

 

Ao descobrir que foi vítima do golpe, a pessoa registrou o Boletim de Ocorrência e protocolou a denúncia no DAE, que comunicou o fato ao comando da Guarda Municipal que irá tomar as devidas providências e tentar identificar o criminoso.

 

DAE pede a atenção dos usuários do WhatsApp da Autarquia, número (19) 9.9992.6848, e orienta as pessoas que tenham sido vítimas a registrarem o Boletim de Ocorrência. O Departamento informa também que, atualmente, não trabalha com pagamentos de contas por meio do Pix, somente pelos bancos, aplicativos bancários e lotéricas. O atendimento pelo WhatsApp do DAE é exclusivo para mensagens de texto, no horário das 8 às 16 horas.