Defesa Civil Nacional alerta para frio intenso

A Defesa Civil Nacional divulgou, ontem, um alerta para frio intenso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Segundo o órgão, uma frente fria vai derrubar as temperaturas nas regiões a partir desta quarta-feira (17) até sábado (20) e perderá força no domingo.

 

Nesta quarta-feira, há previsão de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo em parte da Região Sul, especialmente no oeste, e também nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, principalmente centro, sul e oeste. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a temperatura pode cair cerca de 10°C até o fim do dia.

 

Na quinta-feira (18), a frente fria avança pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e chegará ao centro de Mato Grosso e ao sul dos estados de Rondônia, Goiás e Minas Gerais, ocasionando chuvas intensas e rajadas de vento. A previsão indica queda de temperatura, entre 8°C e 12°C, e baixa sensação térmica nesses estados.

 

Nesta semana, será a segunda frente no Estado de São Paulo. Tanto ontem  quanto hoje, as condições do tempo no estado já tem sido moduladas pela presença de uma frente fria. Conforme Boletim do Cepagri da Unicamp, na Região Metropolitana de Campinas, a tendência para a quinta-feira é de céu parcialmente nublado ao longo da manhã e primeiras horas da tarde, com ventos fortes de noroeste, que transportam um ar mais quente e seco e causam rajadas ocasionais da ordem de 60 km/h (faixa de valores semelhante aos dos dias ventosos da semana passada). As temperaturas ficam entre 18 e 32ºC.

 

A partir do final da tarde, a frente fria vai chegando à região, trazendo chuvas ao final do dia, que podem se estender até a sexta-feira (principalmente madrugada e manhã). A sexta-feira é de temperaturas amenas e pouca amplitude térmica, com acentuado declínio na virada para o sábado. O final de semana deve ter noites frias e dias amenos, com ventos moderados a fortes baixando a sensação térmica.

 

Recomendações

 

Diante das previsões, a Defesa Civil Nacional recomenda que as defesas civis estaduais e municipais adotem as ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) seguirá, durante todo o período crítico, trabalhando em escala de plantão para acompanhar as ações de enfrentamento ao frio intenso e comunicar o registro de qualquer ocorrência significativa.

 

Cuidados especiais

 

O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas e fazer a higiene frequente das mãos.

 

Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias. É preciso manter ainda mais cuidado com crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.