25 anos de carreira: Sônia Barros lança novo livro no sábado na Estação Cultural




Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a escritora barbarense Sônia Barros fará o lançamento de seu vigésimo terceiro livro. O evento, que também celebra os seus 25 anos de carreira literária, será realizado na Estação Cultural da Fundação Romi no próximo sábado (20/08), a partir das 15 horas.

 

Sobre o novo livro:

Em "A solidão do bicho-papão" (Editora Moderna), Sônia Barros aborda questões de pertencimento e exclusão. Situações de bullying e intimidação sistemática são recorrentes na infância e na adolescência: a própria autora revela, em seu texto de apresentação, ter vivenciado situações dolorosas semelhantes em seu tempo de menina. Numa narrativa que envolve o leitor, escrita em forma de poema (redondilha maior, estrofes de quatro versos e rimas alternadas), Sônia nos convida a ver o mundo a partir dos olhos daqueles que não se sentem aceitos por serem diferentes da maioria.  As ilustrações do premiado artista Rogério Coelho conferem uma atmosfera mágica e onírica a essa história comovente.

 

Além do novo livro, haverá outros títulos da escritora à venda no local. Depois do evento, os livros continuarão disponíveis por alguns dias na Papelaria Galileu (Av. Monte Castelo, 269).

Trajetória literária

 

Em agosto de 1997 foi publicado seu primeiro livro, "Diário ao contrário", editora Atual/Saraiva, com lançamento e sessão de autógrafos na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro. Depois desse, Sônia publicou mais de vinte livros, a maioria para crianças e adolescentes, e três títulos para o público adulto.

Ao longo desses 25 anos, a escritora recebeu diversos prêmios, dentre eles:

Prêmio Paraná de Literatura, duas vezes, com o livro "Fios" em 2014 e "Tempo de dentro" em 2017. "Fios" também foi semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura em 2015.
Com vários livros transcritos para o Braille, a escritora recebeu o título de Embaixatriz das Letras em Braille, em 2014, na Feira do Livro de Porto Alegre.

O livro "Coisa boa" foi selecionado para o catálogo da Feira de Bolonha, na Itália.
Os livros "Tatu-balão" e "Biruta" receberam o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e foram selecionados para o catálogo da Feira de Bolonha.
"Tatu-balão" foi escolhido para a campanha Leia para uma criança, da Fundação Social do Itaú, e teve 2 milhões e 200 mil exemplares distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas de todo o país.
"Biruta" venceu o Prêmio Livro do Ano da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) em 2018 e recebeu o Selo Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio em 2019.

O maior prêmio, porém, segundo a autora, é tocar o coração dos leitores. "É uma grande alegria saber que meu primeiro livro, "Diário ao contrário", publicado há 25 anos, continua recebendo novas edições e alcançando leitores de todo o país! Espero que "A solidão do bicho-papão" também possa emocionar e envolver muitos corações!"


Capa do novo livro