Tradição de malhar Judas no Sábado de Aleluia é mantida

O Sábado de Aleluia é o dia da malhação de Judas, tradição em todo país, trazida pelos espanhóis e portugueses para toda a América Latina. Com o passar dos anos, a tradição vem sendo mantida no bairro Siqueira Campos pelo comerciante Mário Lito Alves, o Marinho.
Com distribuição de diversos prêmios e guloseimas, a tradição se mantém há 12 anos e o objetivo é que as crianças do bairro cheguem ao boneco preso no topo do \'pau de sebo\' e arrecadem a premiação. A idade máxima permitida para a subida no mastro é de até 12 anos.
A arrecadação dos prêmios acontece por meio da comunidade. “Todos ajudam de alguma forma, desde a confecção do boneco, dinheiro para as premiações e brindes, como por exemplo, um violão que foi doado. Não contamos com o apoio do poder público, essa festa é inteiramente da comunidade e quem puder ajudar é só nos procurar aqui no bar”, disse.
O prêmio este ano será dividido entre os cinco primeiros. “Um sempre acaba ajudando o outro a chegar no topo e não seria justo que apenas um ganhasse”, avalia. A expectativa é que o prêmio seja maior que o do ano passado, quando distribuímos R$ 800,00 mais um aparelho de TV.
Marinho conta que a tradição vem sendo esquecida aos poucos. “Essas tradições antigas como a Malhação de Judas e a Festa de Reis estão caindo no esquecimento da população. Muitas crianças hoje já nem sabem o significado da Malhação de Judas, algumas só querem as premiações no topo do boneco”, afirma.
Na doutrina católica, a tradição consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia. Cada lugar incorporou a queima de Judas de uma forma. Há países em que a queima do Judas representa um repúdio às forças do mal e, por isso, o ato é praticado no início ou no fim das colheitas, para espantar os demônios que esterilizam as plantações.
Os fiéis também celebram hoje o sábado de Aleluia. Nas missas, o clima triste, que ontem marcou a morte de Cristo, dá lugar às festividades que anunciam ressurreição de Jesus, que será comemorada pelos católicos amanhã, no domingo de Páscoa. Depois, os católicos se preparam para a festa de Pentecoste, data que marca os 50 dias após a Páscoa e os fieis católicos relembram a vinda do Espírito Santo sobre a igreja.