Alunos do NEI participam do Concurso Canguru de Matemática

Canguru é a maior competição de Matemática do mundo

Na última semana os alunos do Núcleo de Educação Integrada se conectaram aos mais de seis milhões de participantes de 75 países inscritos no Concurso Canguru de Matemática. O Canguru é a maior competição de Matemática do mundo. Uma competição anual internacional destinada aos alunos desde o 3º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio. 

A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Association Kangourou sans Frontières – AKSF (Associação Canguru sem Fronteiras) desde 1991. Dentre seus objetivos estão: ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

“A participação dos nossos alunos no Concurso Canguru de Matemática é mais uma iniciativa da escola para incentivá-los a conhecer e desvendar o universo da Matemática. É mais uma experiência que, contextualizada, promove autoconcentração, a resoluções problemas complexos, o raciocínio lógico e a autoavaliação. Somados aos seis milhões de alunos das dezenas de países participantes, nossos alunos, sem dúvida, tiveram uma experiência enriquecedora e muito significativa”, fala Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada.

Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes. “As provas realizadas pelo Concurso Canguru de Matemática foram formuladas de maneira muito interessante e nos dá uma dimensão precisa do que o mundo contemporâneo almeja em relação às competências matemáticas e resoluções de problemas”, acrescenta Ericka. “A escola precisa estar atenta na formação dos alunos em todas as suas dimensões: seja física, cognitiva, social e ética. Esta é mais uma forma de darmos vida ao nosso projeto político-pedagógico”, pondera. 

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. No último ano, 2018, foram mais de duas mil escolas e mais de 300 mil alunos participantes. “Mais de 470 alunos, do nosso 3º ano do Fundamental I até nosso 1º ano do Ensino Médio, participaram da avaliação”, conta Ericka. Segundo os organizadores, em 22 de abril será divulgada a relação de alunos com possibilidade de premiação em 13 de maio a divulgação dos resultados gerais. “Ficamos empolgados com o feedback dos alunos. Seguimos com os dedos cruzados”, finaliza.