Cia Xekmat completa 29 anos

Compainha foi fundada por Amauri de Oliveira e Roberto Isler

A Cia Xekmat, mais antiga companhia de teatro em atividade ininterrupta de Santa Bárbara d’Oeste, completou 29 anos de atividade e sucesso. Fundada em 15 de outubro de 1990 e criada pelos arte-educadores Amauri de Oliveira e Roberto Isler, a ideia era formar uma companhia de teatro que fosse totalmente auto-suficiente; com seus próprios textos, temas, linguagens e modos de atuação, podendo levar o nome da cidade para toda a região, para a capital e todo o estado.

Em seus anos de atuação quase 80 espetáculos foram montados, entre adultos e infantis, mais de uma centena de cidades, incluindo a grande São Paulo, participaram de seus projetos, incontáveis teatros, escolas, empresas, clubes, entidades, ongs, se tornaram clientes, gerações de pequenos espectadores cresceram assistindo aos espetáculos e participaram de suas aventuras. Atualmente seus antigos fãs trazem seus filhos para conhecerem as aventuras e se divertir com as novas histórias.

Pensando principalmente na qualidade dos espetáculos apresentados e unindo sempre a educação e a cultura a companhia criou histórias alegres e inesquecíveis.Espetáculos como: ”Xi...a TV Pifou!”, “Quem atirou o pau no Gato?”, “Bombástica, Fragmentos de uma educação”, “Guerra dos Hormônios”, “Ora, ora, o Caapora”, “Assim surgiu Brasil”, “Nosso Jardim”, Aventuras Malasárticas”, “A Galinha dos Ovos de Ouro”, “Menina Bonita”, “Nosso Jardim”, entre tantos outros que agora fazem parte do imaginário de crianças, jovens e adultos.

Muitos espetáculos como “Toró de Histórias”, premiados e apoioados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Entre seus projetos destacam-se: “Teatrando”, curso livre de teatro que durante vários anos formou centenas de jovens atores e atrizes, acontecendo no Centro Cultural Léo Sallum e CEU das Artes e sempre encerrando-se com apresentação no Teatro Municipal, “Encanta Conto”, sessões mensais de contação de histórias nas bibliotecas públicas de Santa Bárbara, Nova Odessa e Iracemápolis.

Outro destaque é o “Viajantes do Tempo”, com a interpretação da fundadora da cidade, Dona Margarida e do seu escravo Tobias no CEDOC da Fundação Romi e na Virada Cultural, onde sempre esteve presente. Além destes destaca-se a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara d’Oeste, divulgando e apoiando a literatura com inúmeras atividades gratuitas.

Um dos projetos da Cia Xekmat: “A Casa Encantada”, coordenada pela contadora Renata de Paula, local de difusão e, divulgação e fortalecimento da contação de histórias e resgate da tradição oral, foi reconhecida como Ponto de Leitura do Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura, Bibliotecas Vivas. 

Os Encontros Regionais e Nacionais de Contadores de histórias, coordenados pela Cia Xekmat tem se tornado referência entre os contadores de todo o Brasil, levando Santa Bárbara a ser considerada na primeiradécada de 2.000 como a Capital Nacional da Contação de Histórias.

Neste ano em que completa 29 anos de atividade pela Cia Xekmat, projetos ambiciosos e de longo prazo: a “Confraria do Conto” e os preparativos para o aniversário de 30 anos em 2020.A Confraria é uma associação formada por contadores de histórias de dez cidades da região, unidos para o fortalecimento da atividade, qualificação e realização de novos projetos. Já se apresentaram em várias cidades da região e regularmente recebe convites para levar a contação e a narrativa oral para outros locais. Foi reconhecida em 2019, pela Secretaria da Cultura do Ministério da Cidadania, como Ponto de Cultura.

Este ano a Cia teve o seu projeto “Nas Asas da Leitura” aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura que aconteceu em quatro bibliotecas diferentes, levando contação, teatro e formação de novos contadores a várias cidades da região.Atualmente, seus fundadores e diretores Amauri de Oliveira e Roberto Isler renovam o seu compromisso de levar teatro, educação e lazer, a preços populares, criando formas de socializar e difundir a cultura para crianças jovens e adultos.

Os trabalhos e projetos já realizados e as novidades que virão podem ser vistos na Internet e no facebook: www.ciaxekmat.blogspot.com.br. “Com seus 29 anos a Cia Xekmat deixou de ser apenas mais uma companhia de teatro, reafirmando a sua vocação de ser uma promotora de oportunidades e eventos das mais diferentes vertentes culturais. E que venham muitos anos mais”, destaca Amauri.