Mais de 2,1 mil barbarenses farão as provas do Enem 2019

Provas serão aplicadas nos próximos dias 3 e 10 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 tem 2.191 inscritos confirmados de Santa Bárbara d’Oeste. A maioriaainda é de participantes beneficiados pela isenção da taxa de inscrição. As provas do Enem serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste domingo, dia 3 e no próximo domingo, dia 10 de novembro.

“O Enem é um exame grandioso e complexo. O MEC está, ao lado do Inep, atento a todos os processos para que a edição de 2019 seja um sucesso”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Weintraub também reforçou que o cronograma do Enem está sendo cumprido. Os locais das provas só podem ser consultados pelos próprios inscritos. 

A edição de 2019 do Enem vem com inovações, estreando algumas soluções que começaram já na inscrição. O Sistema Enem está totalmente repaginado e mais interativo. Surdos, pessoas com deficiência auditiva e surdocegos puderam indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear.

Pela primeira vez, o boleto bancário foi atrelado ao CPF e exigiu validação. Já na aplicação, as novidades são o rascunho para cálculos no final do caderno de questões, a eliminação do participante que deixar o aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova e a revista de todos os lanches.

Os portões do local de prova abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para realizar o exame, o estudante deve levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original, não sendo aceitos documento digital ou cópia, mesmo que autenticada.

O Inep reforçou que o candidato precisa do Cartão de Confirmação da Inscrição.O cartão traz as informações do endereço onde o participante vai fazer as provas, com o nome da instituição e o número da sala. No cartão, ainda é possível conferir o nome completo, o CPF e o número da inscrição. O sistema do Inep mantém o Cartão de Confirmação da Inscrição disponível para consulta até o último dia de provas, 10 de novembro.

Quem precisa comprovar presença no dia de prova do Enem deve imprimir a Declaração de Comparecimento personalizada, também na Página do Participante. Para esses casos, é indispensável que a declaração seja impressa e entregue ao aplicador no dia do exame. O Inep não fornece comprovante de participação após o dia da prova. Para o primeiro dia do Enem, a declaração já está disponível. No dia 4 de novembro, dia seguinte ao primeiro domingo de aplicação do exame, o Inep disponibilizará a Declaração de Comparecimento do segundo domingo de provas, em 10 de novembro.

Regras

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – um ponto de vista a respeito do tema proposto – apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.