Estado anuncia calendário escolar 2020

Aulas começam no dia 03 de fevereiro

A Secretaria Estadual de Educação divulgou o calendário escolar de 2020. O planejamento foi proposto para apoiar as escolas na organização de seu trabalho pedagógico ao longo do ano letivo. Uma das principais mudanças serão os recessos diferenciados. As aulas começam no dia 03 de fevereiro.

As principais novidades são a previsão de períodos de recesso após o término do 1º e do 3º bimestres, com atividades diferenciadas opcionais nas escolas que mais precisam e que apresentarem projetos para favorecer a aprendizagem; Semanas de Estudos Intensivos para recuperar, reforçar e aprofundar aprendizagens de todos os estudantes, de forma alinhada às avaliações; e planejamento escolar que cumpra os 200 dias letivos, para efetivar os direitos de aprendizagem dos estudantes, potencializado pelo Método de Melhoria de Resultados (MMR).

Primeiramente, a nova organização dos recessos, que passam a acontecer ao final do 1º e do 3º bimestres, contribui para que os estudantes e professores tenham períodos de descanso ao longo de cada um dos semestres. Apesar das mudanças no recesso, as férias dos professores continuam como nos anos anteriores – incluindo 15 dias em janeiro e 15 dias em julho. Essa mudança foi motivada pelo diagnóstico da Secretaria, baseado em evidências educacionais, as quais apontam que a concentração de férias em longos períodos tem impacto negativo na aprendizagem, em especial para alunos de menor renda.

“Esses períodos são importantes para uma espécie de descompressão. É bom para o professor, que pode se reorganizar para começar o segundo bimestre, e também para o aluno, que, com menos tempo contínuo fora da escola, aumenta sua aprendizagem”, destaca o secretário Rossieli Soares.

Durante essas semanas de recesso de abril e outubro, as escolas que mais precisam poderão propor projetos para realizar com os alunos durante os recessos. As famílias com estudantes dessas escolas contarão com a realização de atividades nas escolas durante esses períodos e os professores ganham uma opção de realizar projetos que propuserem, sendo remunerados para tal.

Além disso, o calendário 2020 propõe Semanas de Estudos Intensivos, realizadas em momentos-chave do ano para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes, com o objetivo de fortalecer as habilidades essenciais a serem trabalhadas durante essas semanas, direcionando as ações dos professores, de acordo com as necessidades de aprendizagem de seus estudantes.

Por fim, o calendário 2020 prevê cumprimento dos 200 dias letivos, tal como estabelecido pela legislação federal e estadual, de forma a efetivar o direito de aprendizagem dos estudantes, e a organização dos momentos de planejamento e replanejamento escolar de forma a favorecer a integração entre os diferentes projetos da Secretaria e correções de rumos ao longo do ano utilizando o MMR (Método de Melhoria de Resultados).